17.2.08

TRANSTORNO BIPOLAR


.
No início, tinha um temperamento muitas vezes exagerado. Por qualquer motivo "explodia" com amigos e colegas de escola. O excesso de autoconfiança o fazia acreditar que tinha poderes especiais. Outras vezes, ficava depressivo, indeciso e com raiva, quadro que se alternava com sinais opostos: euforia, exacerbação da confiança, impulsividade, agressividade...
Só muito tempo depois conheceu o diagnóstico: transtorno bipolar, doença que no passado era chamada de psicose maníaco-depressiva. Esse é um caso ilustrativo e os sinais e sintomas da doença não são necessariamente esses. Podem ser muitos, discretos ou bem visíveis. A bipolaridade é um dos distúrbios psíquicos mais difíceis de descobrir e, por isso, muitas vezes o paciente é tratado incorretamente, com medicamentos que podem agravar alguns sintomas do bipolar.
Saiba mais:
...

12.2.08

DROGAS: COMO A COCAÍNA AGE NO CÉREBRO

.
Um dos aspectos perigosos da dependência química é a forma com que ela se instala. Geralmente não se deixa notar durante sua "aproximação" nem avisa suas vítimas com antecedência sobre sua chegada e sobre os danos que está espalhando silenciosamente dentro das pessoas.

A cocaína, por ser um dos casos mais comuns e também uma das drogas que mais rapidamente devasta o usuário, vem sendo estudada e "decifrada" a fundo. Hoje já é possível compreender e visualizar claramente sua ação sobre o organismo humano.

Ver e entender essa fisiologia sempre pode ser uma forma de ajuda ou de prevenção. A revista eletrônica Cérebro & Mente tem páginas interessantes e ricas em informação:

Corte cerebral pos-mortem de um dependente

Sinapse, neurotransmissores, receptores (animação).

Funcionamento do cérebro normal e funcionamento do cérebro sob ação da cocaína (com animação)

Outras características da cocaína
.

4.2.08

VIDA EM FAMÍLIA: ESTÁ FALTANDO HARMONIA?

.
Para muitas pessoas, senão para a maioria, o ideal lar, doce lar pode não passar de uma fantasia presente em livros e filmes.

Se hoje sua família parece longe de ser igual àquelas dos comerciais de margarina, não se desespere. Algumas atitudes básicas podem ser um bom começo na busca por mais harmonia. Veja matéria de EFE Reportagens.
.E